Saiba Quais Os 5 Itens Que Jamais Podem Faltar Na Sua Checklist Na Hora De Publicar Um Texto

Sabe aquela lista de compras que se faz antes de ir ao supermercado? Então, nem todos tem a paciência de fazê-la, mas aqueles que não querem perder tempo indo ao supermercado várias vezes no mês, se previnem com uma lista anotando tudo que precisam comprar pra que não se esqueçam de alguns itens.

Na hora de produzir seus textos não é diferente. Nesse checklist contém alguns elementos importantes que não podem ser esquecidos. Pensando nisso fiz uma lista dos principais pontos para serem aplicados antes de publicá-los.

1- Título

“Ahh, mas é impossível alguém esquecer o título.”

Sim, mas não é bem isso que quero dizer.  

Para aqueles que aplicam técnicas de SEO nos seus textos, sabe que há o título que aparece no blog e o título que aparece nos motores de busca, conhecido como SEO Title.

Nunca se esqueça: em sites WordPress essa opção fica na área do plugin de SEO.

Observações:

– Alguns sites já fazem isso automaticamente adicionando o próprio nome ao final dos SEO Titles, fazendo com que o título fique muito longo desnecessariamente.  

– È bom que título e o SEO não tenham o mesmo nome para atrair leitores do seu blog e outro para quem chega através de buscas.

È muito importante antes de publicar, ler os dois títulos para ter certeza de que eles estão atraindo a atenção do público, seja através da curiosidade, polêmica, especificidade, entre outros.

2- Imagem

A imagem ajuda e muito a aumentar o poder de atração dos textos, seja dentro do seu blog ou enquanto ele é divulgado em redes sociais, e isso não é segredo pra ninguém.

Mas não adianta apenas adicionar as imagens ao seu texto, é preciso cuidado quanto às opções de adição de imagens.

Otimizar as imagens para os motores de busca é fundamental e assim como todos os itens desta lista, é algo que você não deve esquecer.

OBS: Até mesmo textos sem imagens no corpo possuem imagens de capa, e por isso você nunca deve pular esta dica.

3- Estilos de Escrita

Neste item você deve fazer uma leitura: o segmento em que você atua permite uma conexão mais íntima com o leitor ou demanda uma neutralidade nos textos?

A partir daí você vai definir um estilo de escrita ao qual queira adotar para os seus textos dentro de um determinado blog. Por exemplo, se o blog tem o objetivo de orientar empreendedores e profissionais com dicas de marketing digital ou temas relacionados, a escolha foi por textos em primeira pessoa, pois ao compartilhar o nosso conhecimento dessa forma conseguimos criar um relacionamento com o leitor com mais facilidade.

Cada pessoa tem o seu estilo de escrita, e claro, você também deve levar isso em consideração na hora de definir o estilo dos textos.

4- SEO

A otimização de textos é formada por vários pontos, confira abaixo o que você sempre precisa fazer:

– Escrever uma meta descrição (meta description): Uma boa meta descrição rende mais cliques dentro da página de resultados do Google, o que é um pequeno texto que aparece nos motores de busca abaixo do título. Ahh, e não se esqueça das palavras-chave.

– Encaixar o texto em categorias: Encaixar o texto em categorias ajuda o seu público a navegar melhor pelo blog, e melhora o desempenho dos seus textos nos motores de busca.

– Links internos: Funciona da mesma forma que as categorias, agiliza o processo de indexação de um conteúdo ao fazer um link de um antigo para um novo.

– URL: È modificar a URL padrão dos seus textos para que ela contenha apenas as palavras-chave relevantes para os motores de busca. Quanto menor a URL, melhor. Caso ela não seja otimizada pode prejudicar o desempenho do seu texto, sem falar que esse é um erro muito chato de corrigir.

5- Chamada Para Ação

Se você quer um blog que gere vendas, a chamada para a ação é insubstituível, e isso só funciona se você disser ao público o que ele precisa fazer assim que terminar de ler o se texto.   

Recapitulando

– Título e SEO Title: È importante ler os dois títulos antes de publicar para ter certeza de que eles estão atraindo a atenção do público;
– Imagens: È uma dica que jamais se deve esquecer, pois ajuda aumentar o poder de atração dos textos;
– Escrita: Cada pessoa tem o seu estilo de escrita, mas saiba definir um estilo para seus textos de acordo com seu público;
– SEO (meta-descrição, links internos, categorias e URL): A otimização dos textos são formadas a partir desses fatores;
– Chamada para a Ação: Se quer um blog que gere vendas, leve seus leitores a uma tomada de ação.

Antes de publicar seus textos confira cada uma dessas 5 dicas para ter certeza de que não está se esquecendo de nada.

Kadu Oliveira
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Olá, eu sou o Kadu Oliveira, sou consultor de marketing digital , um expert em vendas e ajudo meus clientes a vender todos os dias pela internet.

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