Redes Sociais: Sua empresa sabe mesmo usar?

Usar as redes sociais é muito fácil, não tem como não saber. Eu mesmo tenho contas em várias redes sociais e não vejo dificuldade nenhuma em manuseá-las.  

È… Mas não é bem assim não! rs

Se tratando de empresas a história muda um pouquinho. Não adianta apenas criar um blog, uma conta em Facebook, Instagram, Twitter, e achar que agora suas vendas vão aumentar porque afinal, ela agora está conhecida nas redes sociais.

Sem sombra de dúvidas a internet ajuda e muito alavancar seus negócios, porém sem aplicar uma estratégia você não conseguirá ter muito sucesso.  

A forma como se devem usar as redes sociais para se ter sucesso, é diferenciada. È justamente sobre essa forma diferenciada que eu vou explicar detalhadamente como funciona.

As dicas que eu vou mencionar agora são estratégias usadas por todos os negócios de sucesso do mundo inteiro.

Pode ter certeza que usando corretamente essas dicas suas vendas vão aumentar.

Quer saber como é possível alavancar suas vendas, porem sem precisar ter milhares de seguidores em suas redes sociais?

Rede Social: Fonte de Tráfego Online

Existe um ponto de encontro entre você e seu público alvo. Esse ponto é o objetivo comum de todas as plataformas online, sejam elas blog ou redes sociais.

Mas as empresas acham que o mais importante é a quantidade de pessoas que comparecem no ponto de encontro, ou seja, número de curtidas e seguidores da sua página.  

Vou te contar um segredo…

Numero de seguidores ou curtidas não é tudo. Isso muitas vezes não vale nada!

Ah, então você esta querendo me dizer que eu não preciso ter um número considerável de seguidores e que eu não preciso de muitas curtidas?

Não! Veja bem… Eu quis dizer que sim, isso é útil, porém se não estiver atrelado a uma estratégia não faz a menor diferença.

Vou explicar melhor! Para ser ter vantagens no seu negócio, você precisa de duas coisas:

1- O público-alvo precisa utilizar essa rede social;
2- O público-alvo deve gostar de interagir com o formato do seu conteúdo na rede social.

“Nosso trabalho não é dizer para a audiência onde nós moramos. Nosso trabalho é construir comunidades onde eles moram”.

Essa frase do Copyblogger, um dos maiores Blogs de Marketing de Conteúdos do mundo, foi dita simplesmente para provar que fãs servem apenas como prova social.  

Em 2014 o Copyblogger, deletou sua página no Facebook com 38 mil fãs exatamente pelo baixo engajamento que a página gerava.

Viu só como seguidor nem sempre é o mais importante?!

O que faz mais sentido?

A – Construir um grande shopping no meio do nada, ou
B – Construir um grande shopping ao redor de uma grande área residencial?

Eu e o Copyblogger com certeza ficamos com a opção B. Mas infelizmente muitos negócios escolhem a opção A, sem perceberem que está fazendo a escolha errada na sua estratégia.

A ilusão de ter um grande número de seguidores e curtidores, no final do mês não gera esse mesmo número de vendas. O que pode trazer prejuízo para seu negócio.

Quer saber como acertar na melhor escolha de estratégia para seu negócio?

Qual é a Melhor Escolha?

– Facebook
– Youtube
– Twitter
– Instagram 
– Pinterest
– Google +

Não é necessário criar uma conta em cada uma dessas opções, já que são as mais conhecidas.

Mas existem duas formas de descobrir quais as melhores redes sociais para gerar engajamento com seu público. São elas:

– Pesquisas/Questionários (podem ser feitos com ajuda uma lista de email) e
– Tentativa e erro.

Pesquisar sobre as redes sociais e conversar com seu público tem como base a melhor opção.

Realizando as pesquisas você saberá qual é o maior público de uma rede social (homens ou mulheres), a faixa de idade na rede e quanto tempo em média os usuários passam online por dia.

Juntamente com as pesquisas você utilizará os questionários, que serão respondidos pelos seus prospectos, ou seja, pessoas que já se interessaram no seu produto/serviço e que forneceram os contatos delas para você.

Para captar os prospectos é necessário que você tenha um blog, pois é a melhor forma de reforçar a eficácia de sua lista de e-mails sendo através desta que você terá boas respostas para seu questionário.

Vale ressaltar que tudo isso é muito importante para a criação de uma persona, auxiliando bastante a construção do seu plano de ação.

E quem optar pela tentativa e erro?

Ah, esse deve tomar muito cuidado com uma coisa:

Saber identificar o que não está funcionando por conta do seu erro e o que não está funcionando por conta da rede social.

Você deve estar pensando: Agora ficou mais difícil ainda. rs

Calma!

Estratégia de Social Média

È bem simples:

Faça pesquisas e escolha de 5 a 10 empresas que estão gerando bastante engajamento na rede social que você escolheu.

Faça um acompanhamento durante 1 mês para saber como funciona o trabalho de social media dessas empresas na rede escolhida e compare o estilo de atuação de cada uma delas.

Com certeza você vai encontrar pontos em comum e estes te servirão como base para atuar de maneira eficaz dentro da rede social escolhida.

Vale ressaltar que você precisa de um sistema que transforme as redes sociais em maquinas de vendas. Mas ter uma boa estratégia de engajamento nas redes sociais não é tudo.

Mas lembre-se de que você precisa entender o conceito de Otimização do Valor do Cliente e deve usar os Ímãs Digitais.

 

Resumindo:

– Redes sociais são fontes de tráfego online: encontre a fonte correta.
– Numero de seguidores ou curtidas não é tudo. Engajamento é o que mais importa.
– Mas não termine no engajamento, faça com que seu fã se transforme em cliente.      – Para criar uma estratégia de sucesso em uma rede social, acompanhe os perfis de empresas que estão se saindo bem nisso, porém não se esqueça do conceito de Otimização do Valor do Cliente e de usar os Ímãs Digitais.

Kadu Oliveira
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Olá, eu sou o Kadu Oliveira, sou consultor de marketing digital , um expert em vendas e ajudo meus clientes a vender todos os dias pela internet.

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