Público-alvo: Você sabe qual é o seu?

Qual é meu público alvo? Essa é uma pergunta frequente de muitos empresários. A maioria das pessoas diz que focar no público alvo é o mais importante para carreira. O que não é uma mentira. Mas muitos deixam isso a desejar.

Quer saber como não deixar seu publico alvo a desejar? Continue lendo esse texto que vou te mostrar como isso é possível.

Você possui mais de 1 público-alvo!

A primeira coisa que você deve saber é que em qualquer segmento você nunca terá somente um tipo de público alvo. Fatores como sexo, idade, renda mensal, sonhos, necessidades, problemas, são alguns aspectos utilizados para definir a figura do nosso público alvo, muito conhecido também pelo termo AVATAR.

Em todo segmento há Avatares. Escrevo no plural porque são mais de um. Por exemplo, se seu cliente tem um restaurante, ele possui mais de um público alvo. Sabe por quê? Simplesmente porque no seu Restaurante não vai ter só uma opção de comida, muito pelo contrário.

Por isso a importância de ter mais de um avatar ou público alvo, pela oportunidade que você tem de fazer mais negócios, pela diversidade de produtos e serviços que você oferece ao seu cliente. E não se esqueça de que essa lógica vale para todos os segmentos.

Mas nem sempre ter só os produtos e serviços diferenciados vai fazer você ter mais de um público alvo. Já sei… Te deixei confuso agora, não é mesmo? Vou explicar melhor.

Uma mulher está à procura de um vestido de casamento no valor que caiba no seu bolso. Todos os dias ela recebe no seu e-mail ofertas de vestidos lindos e muito

barato. Porém ela não comprou o vestido. Você deve estar se perguntando o porquê essa mulher não comprou esse vestido já que na oferta ela encontrou vestidos lindos e melhor ainda, era barato, o preço cabia no seu orçamento.

Simplesmente porque esse tal vestido não era de casamento.

Viu como é importante você definir até mesmo os detalhes do seu púbico?

No entanto entendemos que o público alvo pode ser semelhante, mas um simples detalhe pode mudar todo o perfil que se encaixa no seu avatar. No entanto isso não significa que a mulher não possa ser sua cliente. Em outra ocasião ela pode precisar dos seus produtos.

Usando a especificidade a seu favor.

Conheço uma pessoa que não come coco em suas refeições. Se ela for numa padaria, por exemplo, e só tiver alimentos com coco, ela irá comprar?

È isso que você precisa entender! È claro que não é possível sempre trabalhar com o avatar mais específico, mas em muitos casos pode ser feito sem nenhum problema.

Especificar seu nicho e utilizar os imãs digitais gera ótimos resultados. Não se esqueça de que quanto mais especifico você for, mais chances têm de

solucionar os problemas de avatar.

Identificando as necessidades de um avatar:

Geralmente você consegue chamar a atenção de novos clientes identificando as necessidades de um novo avatar. Como assim? Quando você produz conteúdos para seus clientes atuais, você o faz para tirar as suas dúvidas.

Mas você não sabia e montou um avatar pensando somente naqueles que estão no 1°

degrau se esquecendo de que seus clientes não precisam vir necessariamente do 1°

degrau, mas do 2°, 3°, 4° degrau ou mais.

Você é capaz de ajudar seus clientes do 1° degrau a subirem para o 2° degrau e assim sucessivamente. È assim que funciona a especificidade. .

Resumindo:

Lembre-se de que você sempre terá mais de 1 avatar.

Eles não obrigatoriamente precisam ter objetivos semelhantes, porém precisa ser

analisados com cuidado.

Chame a atenção de novos clientes buscando conhecer suas necessidades.

Kadu Oliveira
author

Olá, eu sou o Kadu Oliveira, sou consultor de marketing digital , um expert em vendas e ajudo meus clientes a vender todos os dias pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =